Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rutherford e seu modelo atômico

Rutherford criou uma teoria sobre a estrutura do átomo.

Segundo a teoria o átomo é constituído por duas regiões: O núcleo, constituído por partículas carregadas positivamente chamados de prontos e por partículas sem carga, que são os neutros. E a eletrosfera, constituída por partículas carregadas negativamente chamada de elétrons.

O modelo do átomo dele foi comparado com o sistema solar onde sol representava o núcleo, e os planetas simbolizavam os elétrons girando em torno do núcleo.

Postado Por: Vanessa Redel Dal-Berto turma : 205

Fonte de pesquisa:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/modelo-atomico-de-rutherford/modelo-atomico-de-rutherford.php

google imagem

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Georg Ernst Stahl (1659-1734)

Médico e químico alemão, Stahl ficou conhecido principalmente pela criação da Teoria do Flogismo, publicada no livro "Os Fundamentos da Química". Baseando-se nos trabalhos de Johann Joachim Becher, ele chegou à conclusão de que quando um mineral ou metal fosse muito aquecido, ele entrava em combustão, liberava uma substância chamada de flogisto, sofria corrosão e perdia sua capacidade de combustão.

Com isso, o químico começava a explicar os diversos efeitos envolvidos da combustão, ainda que não de maneira completamente correta. Seu estudo foi extremamente importante para o entendimento de processos biológicos como a fermentação, respiração e putrefação.


Postado por: Francine Oliveira Boaro turma: 205

^-^

terça-feira, 26 de abril de 2011

Joseph John Thomson e o "pudim de passas"

Em 1895, thompson comprovou a existencia de partículas menores do que o átomo. Sua descoberta acabou com a idéia do átomo como uma unidade indivisível. Thompsom descobriu os elétrons e criou um modelo atômico conhecido como “pudim de passas”. Nesse modelo, o átomo é uma massa de carga positiva (o pudim) onde ficavam os eletrons (as passas).


Postado por: Maurício Dearmas Oliveira turma: 205


sábado, 23 de abril de 2011

Dimitri Mendeleev

Dimitri Mendeleev é considerado pela comunidade científica um dos maiores gênios da química. Ele nasceu em Tobolsk, na Sibéria, em 1834. Mendeleev não descobriu nenhum elemento químico presente na tabela periódica, mas, organizou os 63 elementos descobertos até então e realizou previsão de existência de vários. Ele estudou uma forma para organizar os elementos de acordo com seus pesos atômicos. Sendo em 1869, em um livro (Princípios de Química), Mendeleev publica a sua primeira tabela periódica. Ele, em sua tabela periódica, tenta ordenar os elementos e seus óxidos de acordo com propriedades semelhantes, o que possibilita a ele, a previsão de outros compostos, de elementos ainda não descobertos. Além disso, os seus estudos sobre os elementos químicos, possibilitavam a previsão, não só de novos elementos químicos, mas também, de suas propriedades. A previsão de propriedades físicas e químicas de elementos, ainda não descobertos, foi feita com tal precisão, que quando os elementos foram descobertos, as previsões se concretizaram, ou seja, as propriedades tinham valores próximos aos encontrados por Mendeleev. Dois dos elementos previstos por Mendeleev foram: o eka-alumínio (gálio) e o eka-silício (germânio). Em 1907, ele morre em São Petersburgo, na Rússia.

Postado Por: Vanessa Redel-Dal Berto turma : 205

Fonte de pesquisa: http://www.cdcc.usp.br/quimica/galeria/mendeleev.html google imagem